INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Marketing 5.0 e futuro dos profissionais

ia
Maria Laura Vedovato Xavier

Maria Laura Vedovato Xavier

O marketing 5.0 não trouxe com ele apenas a inteligência artificial, o processamento da linguagem neural, tecnologia de sensores, robótica, realidade aumentada e realidade virtual, internet das coisas & blockchain, mas trouxe também o receio de muitos profissionais de marketing, publicidade, comunicação e áreas afins, como a linha tênue entre automatizar funções, aprimorar análises e robotizar todo o cuidado com o cliente, principalmente após o advento do Chat GPT, SORA e os chatbots. 

As novidades brilham aos olhos de muitos empresários e profissionais, mas alguns pontos cruciais são ofuscados e é sobre eles que falaremos a seguir, afinal, o que você faz com os dados que a IA traz?!

Os programas de inteligência artificial conseguem descobrir comportamentos humanos, ou seja, do cliente, que antes poderiam ser ignorados, de forma muito rápida, mediante um comando eficaz para uma análise de dados. 

O que embasa de forma mais segura e certeira a estratégia para uma campanha ou ainda aponta uma oportunidade que não teria sido descoberto tão facilmente por profissionais relacionados.

No entanto, as atitudes e os valores inerentes ao ser humano, somente ele pode ler, afinal, somente um ser humano, consegue entender outro ser humano.

A máquina não tem uma habilidade relacionada à valores, a razões ocultas, subjetivas, sentimentais e emocionais que pode levar um cliente à tomada de ação.  E são essas razões ocultas e subjetivas que têm sido a força motriz para muitas marcas ligadas à essência, cada vez mais nichadas, cuidadosas e com produtos personalizados para cada perfil. 

Entenda melhor:

Portanto, como os especialistas em tecnologia não conseguiram criar uma máquina capaz de se conectar com o cliente no nível humano, os profissionais da área precisam saber cada vez mais sobre como interpretar esses dados e junto com o empresário, mergulhar cada vez mais fundo no entendimento dessas razões ocultas.

Visite nosso Instagram ou confira outras publicações em nosso blog.

Olá preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp

Controle de privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao aceitar ou continuar navegando neste site você concorda e declara estar ciente dos termos abaixo: Políticas de privacidade