Quais são os impactos e suas consequências?
Um apagão cibernético causou uma interrupção generalizada com consequências mundiais em julho, após uma falha em um software da CrowdStrike. Computadores de diversas empresas que utilizam o Microsoft Windows, um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, travaram inesperadamente após um defeito na atualização de um código.
O software foi enviado no período da noite a todos os clientes da CrowdStrike, fazendo com que os computadores, ao serem acionados no dia seguinte pela manhã, já estivessem afetados, sem a possibilidade de serem reiniciados.
Por sorte, apesar das suspeitas iniciais, a situação não envolveu nenhum agente malicioso, mas trouxe a reflexão por parte de diversas autoridades, principalmente, sobre quais seriam as consequências se isso tivesse ocorrido.
O maior apagão cibernético da história
Chamado de “o maior apagão da história” e também descrito por Elon Musk como “a maior falha de TI de todos os tempos”, diversas companhias registraram o caos. A Bolsa de Valores de Londres divulgou uma interrupção de dados, que por consequência afetou usuários em todo o mundo.
No Reino Unido, as consequências foram grandes: empresas, postos de saúde e farmácias sofreram com o apagão cibernético, além de aeroportos lotados por conta dos voos cancelados. Até mesmo alguns canais de televisão saíram do ar.
A Bolsa Europeia de Energia, posteriormente, afirmou que estava sofrendo com problemas para negociações “devido a problemas de infraestrutura, por conta de prestadores de serviços terceirizados”.
Seis grandes fontes petrolíferas comerciais também alegaram impactos em suas operações. Bancos na Austrália, África do Sul e Alemanha tiveram serviços simples, como transferências, interrompidos pelo apagão cibernético.
Mais de 1300 voos foram cancelados em países como Austrália, Estados Unidos, Japão e Suíça. Na Europa, de forma geral, diversos sistemas de pagamento encontraram instabilidade, fazendo com que comércios e lojas tivessem que fechar suas portas.
Apagão cibernético: consequências no mercado de ações
Em virtude de todo o caos causado, o impacto no mercado de ações também se tornou inevitável. Investidores começaram a abandonar as ações de tecnologia, enquanto avaliavam os impactos causados pela grande interrupção com o apagão cibernético.
A Microsoft sofreu uma queda de 2,7% nas negociações após o ocorrido. A Apple também foi atingida, com um recuo de 0,3%. As ações da CrowdStrike, como era de se esperar, foram as mais afetadas: uma redução de 19%, após o governo australiano divulgar que algumas interrupções cibernéticas pareciam estar ligadas a um problema na empresa.
Estamos livres de um novo apagão cibernético?
É claro que, após as consequências desse apagão cibernético, diversos estudos e melhorias vêm sendo aplicados para evitar novos casos como esse. Entretanto, ainda existem alguns riscos. Um estudo realizado pela Forbes trouxe 5 motivos que podem causar novos apagões cibernéticos nos próximos anos. São eles:
- Ataques cibernéticos sofisticados, com hackers utilizando técnicas cada vez mais avançadas;
- Vulnerabilidades em softwares e hardwares, cujas complexidades tornam mais difíceis as identificações e correções;
- Eventos naturais e climáticos, como terremotos, tempestades e incêndios;
- Falha humana, por meio de configurações incorretas, procedimentos inadequados ou falha de comunicação;
- Dependência excessiva da nuvem.
Como evitar um novo apagão cibernético?
De acordo com a afirmação de Anne Neuberger, especialista em tecnologia e segurança cibernética da Casa Branca para a CNN, “É preciso refletir sobre a resiliência digital, tanto nos sistemas executados, como na rede de segurança conectada globalmente, seus riscos de consolidação (…) e como garantimos que, se um incidente ocorrer, ele poderá ser contido e como poderemos nos recuperar rapidamente”.
Por fim, podemos dizer que novas tecnologias estão sendo estudadas de forma constante para evitar possíveis novos erros e probabilidades de novos apagões cibernéticos, além do reforço para evitar o surgimento de ataques nesses sistemas.
Portanto, contar com um time preparado e instruído para a condução dos dados em todos os possíveis cenários é essencial. A Tangência MKT conta com um time multidisciplinar, incluindo advogados e especialistas em dados.