A chegada da primavera é capaz de influenciar o comportamento do consumidor?
Entenda como as estações, como a primavera e outono, podem impactar nas vendas
A primavera é sinônimo de leveza, vida saudável e muitas flores, assim como éramos incentivados a trocar a capa do CD da dupla Sandy & Júnior nos anos 90 para a estação correspondente.
Mas, será que isso era um tipo de estratégia? se pensarmos no comportamento do consumidor, sim!
O humor e o comportamento mudam a cada estação
Um estudo realizado pelo Salk Institute for Biological Studies, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que nossos hormônios podem sofrer alterações conforme as estações do ano.
Os pesquisadores alegam que o nosso corpo possui um relógio sazonal, que regula diferentes produções hormonais conforme as mudanças climáticas.
O que muita gente ainda não sabe, é que a mudança de estação também pode afetar o comportamento do consumidor.
Consideramos como comportamento do consumidor a forma como os clientes correspondem aos incentivos, resultando na tomada de decisão.
Quais fatores influenciam no comportamento do consumidor?
Podemos dividir o comportamento entre fatores internos e externos. Enquanto o interno leva em consideração as necessidades, desejos, atitudes, expectativas e intenções, o externo considera o círculo social, a cultura, a estrutura social, os fatores econômicos e as informações.
Sabendo disso, empresas de diversos setores se preparam para mudanças nas tendências e comportamentos de consumo na primavera, como é o caso de:
Lojas de roupas
A moda é cíclica, e a estação mais florida do ano sempre resulta em roupas mais leves, em cores mais delicadas, com materiais que permitem a respiração do corpo em altas temperaturas.
Academias
A primavera é a estação que antecede o verão, onde as pessoas se preocupam mais em estar em forma para as férias. é o momento de trazer a estratégia para atrair mais clientes para a próxima estação.
Empresas voltadas para a saúde e bem-estar
Assim como as academias, os restaurantes saudáveis, farmácias de manipulação e empórios naturais também expandem sua clientela no período, isso porque o aumento das temperaturas consequentemente aumenta a preocupação com a alimentação e a saúde.
Viagens para destinos específicos
Praias, clubes e parques onde as flores estão em seu ápice de beleza também contam com um aumento significativo de visitantes na primavera.
Com isso, entendemos que, com a estratégia correta, a mudança de estação pode ajudar – e muito – a alavancar as vendas dos mais variados segmentos.
Quer saber como crescer na primavera? entre em contato conosco!
Veja mais em nosso instagram!